As vantagens de começar pequeno

Saiba explorar as vantagens de começar um negócio sem ser uma grande empresa... ainda!

Muitas pessoas tem a ideia de que só consegue ter o próprio negócio quem já tem muito dinheiro. Mas isso é um mito! É claro que, se você já tem capital disponível para investir, o caminho a se trilhar terá um desafio a menos. Mas saiba que isso não é regra, e que, com a estratégia certa, você pode explorar aquilo que, a primeira vista, seria uma "fraqueza" e transformar em um trunfo em suas mãos.

Não importa quais sejam seus atributos, pontos fortes ou fracos, use-os a seu favor!

Quanto menor a estrutura menores são os custos fixos e menor o risco

Vamos fazer o comparativo entre dois negócios distintos no segmento de roupas femininas: uma vendedora autônoma e uma boutique. Uma loja terá a capacidade de vender mais roupas que uma autônoma. Mas ela também tem a necessidade de vender mais para conseguir cobrir seus custos fixos, como aluguel, funcionários, e contas de água e luz. Somente depois de pagar todas as contas a loja começará a ter resultado. E em uma eventual crise, ou em uma sazonalidade, essa loja pode apresentar dificuldades para conseguir fazer o número mínimo de vendas e cobrir seus custos de aluguel e funcionários. Enquanto na crise uma vendedora autônoma reduz seus ganhos, mas dificilmente tem prejuízo se seus custos fixos são enxutos. Sem contar que começando pequeno você tem a oportunidade de conhecer melhor o mercado em que você está entrando e planejar soluções para essas sazonalidades antes que elas tenham um impacto forte em seus negócios.

Flexibilidade no seu plano de negócios

Os empreendedores devem sempre estar de olho em seu plano de negócios. Entretanto muitas vezes é necessário adaptar o plano de negócios as necessidades do momento. Sem dúvida é mais fácil fazer isso quando se é pequeno.

Muitas vezes é necessário adaptar o plano de negócios as necessidades do momento

Por exemplo: se um revendedor independente da natura quiser mudar seu portfólio, na maioria das vezes, tudo o que ele precisa fazer é mudar de fornecedor; passando a revender Avon, Mary Key ou até mesmo as duas. Mas para uma loja revendedora mudar o fornecedor não é tão simples. Geralmente existem contratos de fidelidade, exclusividade entre outros que tornam mais difíceis as mudanças e adaptações.

Ofereça produtos e serviços mais personalizados

O pequeno empreendedor tem a possibilidade de conhecer seus clientes de forma mais íntima que as grandes empresas, pois a interação entre as duas partes é mais fácil. Com isso abre a possibilidade de oferecer opções de produtos ou serviços que melhor atendem seus clientes. Assim o público tende a simpatizar com a marca além de elevar o valor agregado do produto ou serviço oferecido. Se você deseja saber um pouco mais sobre como começar um negócio sem ter dinheiro, clique aqui.

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